Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de março de 2010

Vila Viçosa vai ter ópera na pedreira

Vila Viçosa vai ter ópera na pedreira
"Pedro Gameiro e Marta Sequeira são os arquitectos coordenadores do projecto de transformação de uma pedreira, situada a escassos quilómetros do centro histórico de Vila Viçosa, numa "verdadeira sala de espetáculos ao ar livre", preparada para a apresentação de uma ópera.
A maquete foi apresentada dia 22 de Fevereiro, no Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora, e a idea original partiu de Laureano Carreira, professor ligado durante vários anos à Universidade de Évora, encenador e libretista.
Este é um projecto que visa “aproveitar uma infraestrutura com uma beleza inerente extraordinária e criar cultura a partir daí, desenvolvendo no Alentejo um festival que tem, inegavelmente, uma dimensão europeia”, garantiu.
A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Vila Viçosa, da Solubema - Sociedade Luso-Belga de Mármores -, proprietária da pedreira e do Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora, dirigido pelo arquitecto João Carrilho da Graça
Os arquitectos Pedro Gameiro e Marta Sequeira definiram, no estudo prévio, três áreas fundamentais: zona de recepção e descida, que comporta as bilheteiras; espaço comercial, para exposição de produtos locais e um ponto estratégico de observação para a Serra de Ossa. O projecto prevê um momento de descida – aproximadamente 25 metros, o equivalente a um prédio de sete andares – que direcciona as pessoas até uma zona intermédia. Nesta segunda área, localizar-se-à um bar/esplanada. Por fim, surge mais uma zona de descida – mais 25 metros –, que permitirá o acesso à cota mais baixa, onde está o palco, a plateia e todos os serviços de apoio ao espectáculo.
“Este é um projecto incrivelmente importante que nos retira da construção enquanto um sistema de soma, levando-nos a encarar o território como algo já construído. A partir daí, definimos por delapidação os espaços que nos interessam”, comentou Pedro Gameiro.
O festival de ópera deverá arrancar em Julho de 2011"

retirado de: http://www.oasrs.org/conteudo/agenda/noticias-detalhe.asp?noticia=2047

Sem comentários:

Enviar um comentário