Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de maio de 2012


"“Graffiti, arte urbana e cultura visual contemporânea”, foi o título da conferência do Prof. Doutor Ricardo Campos, que decorreu, no Auditório 4 da ULL, no dia 18 de Abril de 2012. 

A conferência teve como base a sua tese de doutoramento apresentada à Universidade Aberta, intitulada "Pintando a cidade: uma abordagem antropológica ao graffiti urbano", onde o autor entendeu o graffiti como um fenómeno cultural, social e comunicacional. 

A sua apresentação foi dividida em três momentos:
  1. Origem sócio-histórica do graffito (vocábulo italiano que significa marca ou inscrição feita num muro ou parede, de forma ilegal);
  2. Contexto social e cultural do graffiti, fazendo uma breve descrição das duas grandes correntes deste movimento urbano – o europeu e o norte-americano, com fortes ligações à cultura do Hip-Hop;
  3. Graffiti (uma linguagem visual urbana) e cultura visual contemporânea onde é entendido como um artefacto cultural.
De referir que a edição comercial da tese, publicada com o título "Porque pintamos a cidade? : uma abordagem etnográfica do graffiti urbano" está disponível para consulta nos Serviços de Informação, Documentação e Internet da ULL.

Este evento foi organizado pelo Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design, na sequência do projecto de investigação "Materiais da Arquitectura", contando com a coordenação do Prof. Doutor Arqt. Rodrigo Reis Ollero das Neves."

Sem comentários:

Enviar um comentário